06 a 08 de Junho
INFÂNCIA
GÊNERO E SEXUALIDADE
Debates Contemporâneos
Uma realização dos Grupos de Pesquisa:
Educação Infantil e Pequena Infância em Contexto
e
Diversidade em Educação
QUANDO /
06 a 08 de Junho
ONDE /
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Rod. Washington Luís, Km 235 - São Carlos
SOBRE O EVENTO
Ciclo de debates: INFÂNCIA, GÊNERO E SEXUALIDADE
Debates Contemporâneos
Sobre o Ciclo:
A proposta do Ciclo consiste em promover o encontro de diferentes pesquisadores que intersecionam os debates sobre infância, gênero e sexualidade.
O evento será aberto ao público em geral, porém, destinado especialmente aos estudantes de Pós-graduação em Educação (PPGE), do Programa de Mestrado Profissional em Educação (PPGPE) e de qualquer dos cursos de Graduação em Ciências Humanas que se interessem pelo debate.
O Ciclo procura dar visibilidade às demandas contemporâneas que envolvem o tema, tais como: As políticas de gênero e sexualidade na contemporaneidade; A universidade diante dos temas gênero e sexualidade; Estudos intersecionais de Infância, gênero e sexualidade; Pedofilia e infância; Narrativas Cinematográficas e Gênero; Teoria Queer e os estudos de Gênero.
Objetivos:
- Promover o debate entre diferentes pesquisadores, sob diferentes prismas, a respeito do tema Gênero e sexualidade em interface com a Infância.
- Dar visibilidade às demandas contemporâneas que envolvem o tema, tais como: As políticas de gênero e sexualidade na contemporaneidade; A universidade diante dos temas gênero e sexualidade; Estudos intersecionais de Infância, gênero e sexualidade; Pedofilia e infância; Narrativas Cinematográficas e Gênero; Teoria Queer e os estudos de Gênero.
Programação
06.06
Auditório 2 da Biblioteca Comunitária
14:00 - Abertura
14:30 - Identidades Transgêneras e a Educação
Angela Lopes e Jorge Leite Junior
19:00 - Violência LGBTfóbica
Djalma Ribeiro Junior e Angela Lopes
07.06
Sala 181 do AT8
09:00 - Infância, Gênero e Pedofilia
Jane Felipe de Souza e Andrea Braga Moruzzi
14:00 - Vivência em Arte e Educação (Local: sala 28 do AT8)
Laboratório de Estudo e Criação em Arte e Educação – LabCriarte
19:00 - Infância, Gênero e sexualidade
Fernanda Roveri e Hamilton Édio dos Santos Vieira
08.06
Auditório do CECH no AT2
09:00 - Narrativas fílmicas de Gênero e Infância
Anton Castro Miguez e Alan Victor Pimenta
11:30 - Encerramento
Exposição dos trabalhos vivenciados
Inscrições no local do evento
Sobre os Debatedores
Angela Lopes
Transativista e Transfeminista. Membra da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB São Carlos. Ex-Coordenadora de Diversidade Sexual e de Gênero da Prefeitura Municipal de São Carlos. Autora do Programa Inclusão e Diversidade no espaço Corporativo desenvolvido para a Rede Nossa Senhora do Rosário.
Jorge Leite Junior
Professor do Departamento de Sociologia da UFSCar. É pesquisador das áreas da Sociologia e Antropologia e atua principalmente nos seguintes temas: sociologia urbana, sexualidade, gênero, comunicação e arte.
Djalma Ribeiro Junior
Doutor em Educação pela UFSCar. É Técnico de Laboratório Audiovisual do Departamento de Artes e Comunicação. Atuou na implantação e coordenou a Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) da UFSCar. Coordena o Grupo de Estudos e Extensão em Comunicação e Educação Popular (GECEPop).
Jane Felipe de Souza
Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, no eixo temático Infâncias, Gênero e Sexualidade. Integra o GEERGE - Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero. Fundou e coordena o Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias. Atua com os seguintes temas: infâncias, scripts de gênero, sexualidade, educação infantil, educação sexual na escola, pedofilia e pedofilização como prática social contemporânea. Ganhadora do Prêmio Menção Honrosa Sueli Carneiro 2018, em reconhecimento ao ativismo e à pesquisa realizados nos campos dos estudos de gênero e sexualidade e de raça/etnia.
Andrea Braga Moruzzi
Doutora em Educação pela UFSCar, é docente no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil: políticas e práticas; formação de professores para educação infantil; sociologia da infância; infância e representações de gênero/sexualidade. Pesquisadora líder do grupo de pesquisa Educação Infantil e Pequena infância em Contexto - EDIPIC.
Fernanda Roveri
Doutora Educação pela Unicamp, leciona na Educação Básica desde 2001. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (FOCUS/FE- Unicamp). Suas pesquisas no âmbito dos Estudos Culturais estão relacionadas com educação do corpo; história das práticas corporais; gênero e diversidades na infância; brinquedo, mídia e consumo, temáticas também presentes em suas publicações acerca da formação docente.
Hamilton Édio dos Santos Vieira
Doutor em Educação pela UFSCar, atuou como Professor da Educação Básica II e atualmente é Professor Substituto do Departamento de Educaçao da UFSCar. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Linguagem, Formação e Aprendizagem com ênfase nos seguintes temas: produções de discursos e sentidos em Bakhtin, políticas educacionais, formação de professores, saberes docentes, educação sexual, relações de gênero, homossexualidades, diversidade sexual e sexualidades.
Anton Castro Miguez
Graduado em letras USP, e doutor em Educação Universidade Mackenzie. É professor do Departamento de Letras da UFSCar. Atua na área de linguística aplicada, com pesquisas em letramentos queer e educação linguística. Entre seus temas de interesses, incluem-se os letramentos escolares e sociais e as construções pós-identitárias no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, especialmente da língua espanhola, na perspectiva da educação linguística.
Alan Victor Pimenta
Doutor em Educação, é professor no Departamento de Educação da UFSCar e pesquisador nos grupos Diversidade em Educaçao (UFSCar) e do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO (Unicamp). Estuda e pesquisa na interface das artes com a educação, em especial os temas: Arte da Memória, Cultura e Educação Visual, Artes Plásticas, Fotografia e Cinema.
---
Vivência em Arte e Educação
(Não é necessário se inscrever previamente)
Em um momento político e estético como o que estamos vivendo, a tomada de posicionamentos criativos, que afetem o sensível dos sujeitos em suas diferenças e singularidades, tornam-se vivências indispensáveis para uma educação contemporânea.
Sendo assim, convidamos a todos para pensar, potencializar e provocar experiências que ressoem o transversal da arte com a vida.
Os participantes que assim desejarem poderão trazer (opcional) poesias e poemas próprios ou de outros; performances e corpos; cola, papel e tesoura; livros para refazer e transformar; revistas de recorte; caneta (fina e grossa), lápis, papéis coloridos, giz; tragam inspiros e respiros para pirarmos neste momento de invenção.
---
Uma realização dos Grupos de Pesquisa
Educação Infantil e Pequena infância em Contexto – EDIPIC
Diversidade em Educação
Contato: infanciadiversa19@gmail.com